*Da Redação do Dia a Dia Notícia
A Festa de Nossa Senhora do Carmo teve início na manhã deste sábado (06), em Parintins, com a tradicional procissão do Círio Fluvial. O evento, que se estenderá até o dia 16 de julho, é considerado um dos maiores encontros católicos da Região Norte do Brasil.
A romaria fluvial sai da zona rural de Parintins e segue até o cais da cidade, de onde a imagem da Virgem segue pelas principais ruas do município até a Igreja de São José Operário e depois até a Catedral de Parintins, onde ocorre a Missa de Abertura da Festa.
O Arraial da padroeira de Parintins atrai fiéis de diversas localidades, promovendo uma série de atividades religiosas e culturais ao longo de seus dez dias de duração. A celebração inclui missas, novenas, procissões e eventos comunitários, reforçando a devoção a Nossa Senhora do Carmo e fortalecendo a tradição religiosa da cidade.
Nossa Senhora do Monte Carmelo ou Nossa Senhora do Carmo é o título dado a Maria, Mãe de Jesus, honrando sua função como padroeira da Ordem dos Carmelitas. A santa também é padroeira de Parintins, no Amazonas, e a Catedral em sua homenagem foi tombada por sua importância cultural pela Lei Nº 618/2004.