*Da Redação Dia a Dia Notícia
O 57º Festival Folclórico de Parintins se encerrou no último fim de semana e o boi Caprichoso saiu vitorioso, conquistando seu tricampeonato, com apenas um décimo de diferença com o boi Garantido, os dois somaram 1259,3 e 1259,2, respectivamente. A disputa entre os itens individuais de cada boi também foi intensa.
A apuração das notas aconteceu na tarde da segunda-feira (1º), em Parintins, a 369 quilômetros de Manaus.
Em relação ao confronto dos itens Amo do Boi, o Garantido se saiu melhor e venceu, com João Paulo Faria, que pontuou 9,9 na primeira noite, e 10 nas outras duas noites. Já o ‘Amo do Boi’ Prince do Caprichoso gabaritou as duas primeiras noites, porém foi pontuado com 9,9 pelos jurados na última noite. Eles representam o item 6 e tiram versos dentro dos fundamentos das apresentações. Além de fazer rimas exaltando o boi e provocando o rival.
No item 10, Boi Bumbá Evolução, o Garantido se saiu melhor e venceu com Denildo Piçanã, que gabaritou nas três noites, contra duas notas 9,9 e uma nota 10 de Alexandre Azevedo do Caprichoso. Eles são conhecidos como ‘tripa do boi’, ao evoluir e dançar na arena, carregando os maiores símbolos da festa.
Já no item Apresentador, Edmundo Oran (Caprichoso) e Israel Paulain (Garantido) gabaritaram e receberam nota 10 dos jurados nas três noites do festival. Eles representam o item 1, sendo os anfitriões da festa, apresentando e chamando a atenção para os demais itens.
Patrick Araújo (Caprichoso) e Sebastião Jr (Garantido) também receberam notas 10 nas três apresentações e empataram. No item 2, eles são os Levantadores de Toada e ficam com a responsabilidade de cantar e agitar as torcidas.
Marcela Marialva (Caprichoso) e Lívia Cristina (Garantido) empataram e receberam as notas máximas nos três dias do festival. Elas defendem o item 5, Porta-Estandarte, representando a associação folclórico.
Valentina Cid (Caprichoso) e Valentina Coimbra levaram 10 dos jurados e empataram. Como item 7, elas representam a Sinhazinha da Fazenda, uma jovem apaixonada pelo bumbá e filha do dono da fazenda.
Cleise Simas (Caprichoso) e Edilene Tavares (Garantido) também gabaritaram como itens individuais nas três noites. As Rainhas do Folclore representam o item 8 e ressaltam as manifestações que formam a cultura brasileira.
Marcielle Albuquerque (Caprichoso) e Isabelle Nogueira (Garantido), conquistaram as notas máximas nas duas primeiras noites. Já na terceira e última apresentação ambas foram pontuadas com 9,9. No item 9, a Cunhã-Poranga representa a moça mais bela da aldeia e precisam incorporar a ancestralidade dos povos indígenas.
Erick Beltrão (Caprichoso) e Adriano Paquetá (Garantido) também empataram com nota máxima. No item 12, o Pajé é o curandeiros, e é quem salva Pai Francisco da Morte, além de ser o responsável pela ressurreição do boi.