As férias escolares chegaram e uma ótima dica é levar as crianças para conhecer os atrativos de Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, conhecida por ter fácil acesso, mais de 100 praias e por garantir diversão para todas as idades. Aliás, é um dos meus destinos preferidos!
Pôr do Sol na Praia Grande
Vamos começar nosso tour com a mais famosa de todas, a Praia Grande, que é uma praia urbana, com aproximadamente dois quilômetros de extensão e possui mais de 15 quiosques com boa estrutura de alimentação. O bom dessa praia é que tem um longo espaço com águas rasas para as crianças se divertirem à beira-mar. Além disso, é considerada um “pico” de boas ondas para surfistas e oferece opções de passeio com banana boat.
Praia do Lamberto
A segunda dica é a paradisíaca Praia do Lamberto, que fica nas margens da BR-101, na região sul de Ubatuba, e garante uma paisagem de “filme”, literalmente. É pequena e aconchegante, na medida certa, com poucas ondas e águas cristalinas. Possui apenas um quiosque, que não funciona diariamente. Então, é bom estar preparado levando cadeiras, guarda-sol, bebidas e comidas.
Praia de Santa Rita
Bem próximo dela, a minha dica é a Praia de Santa Rita que é pouco conhecida pelos turistas, porque fica dentro de um condomínio fechado de casas luxuosas. Porém, o condomínio não pode proibir o acesso à praia. Na portaria do condomínio, é cobrada uma taxa, que não é obrigatória, utilizada para limpeza, segurança e manutenção. Gostei muito de lá, pois tem um visual incrível com o mar na cor verde, com ondas pequenas e é perfeita para as crianças. Você também pode acessar a praia, por uma trilha saindo da Praia do Perequê Mirim ou pela Praia da Enseada, que ficam bem próximas.
Canto esquerdo da Praia do Tenório
Outra praia urbana que é bem agitada, com vários quiosques, é a do Tenório. É pequena, mas muito procurada por famílias com crianças, por conta do mar calmo. Tem também estrutura completa com quiosques e barracas que alugam caiaques e pranchas de stand up paddle. Se for nela, não deixe de fazer a trilha que tem do lado esquerdo, você anda pelas pedras e sobe um pequeno barranco, por meio de uma escada, passa por uma floresta pequena e chega em umas pedras enormes, que permitem uma visão sensacional de toda a praia.
A trilha começa pelo caminho de pedras
Subindo a trilha da Praia do Tenório
A recompensa depois da trilha é essa paisagem linda
Seguindo para o Norte de Ubatuba, conhecemos outro paraíso ideal para crianças, que é a Praia do Félix. Lá, no canto direito, há umas árvores enormes que garantem sombra e tranquilidade à beira mar. Além disso, tem uma parte com grandes pedras que formam uma piscina natural com as águas do mar e as águas doces que descem da montanha. É perfeita para passar o dia todo, relaxando, curtindo o mar e brincando com os pequenos.
Praia do Félix
Para quem tem crianças mais aventureiras, a dica é contratar um passeio para conhecer as ilhas sensacionais que há em Ubatuba. Dá para fazer de escuna ou lancha, e você pode contratar em diversos locais da cidade. Principalmente, na orla da Praia do Itaguá, onde ficam muitas empresas credenciadas para fazer os passeios.
Mergulho na Ilha das Couves
Depois de 40 minutos em alto mar, saindo do Porto do Itaguá, chegamos em um dos locais mais lindos que já vi na vida: a Ilha das Couves, cercada por um mar esverdeado e transparente. Porém, como é uma área de preservação ambiental há limites diários de pessoas, que podem desembarcar na praia. Mas, isso não tira a beleza do passeio. Pois, os barcos param próximo à ilha, onde é permitido mergulhar com snorkel e conferir toda a vida marinha do local. Deu para ver tartarugas, muitos peixes lindos e arraiais.
O passeio de barco continuou para conhecermos a Ilha dos Porcos, que é particular e possui uma mansão, literalmente, de cinema com nove quartos com vista para o mar. Apesar disso, a praia pode ser livremente visitada e conta com uma paisagem incrível, com águas claras e transparentes.
Ilha dos Porcos
Logo depois, o barco seguiu para a famosa Ilha do Prumirim, que também possui uma piscina natural, escondida entre as enormes pedras do lado direito. Um lugar que rende fotos belíssimas. Depois seguimos para a Praia da Almada, que é famosa por ter quiosques mais “chiques” e a culinária mais sofisticada. Também dá para acessar ela de carro, por um caminho lindo, que permite uma visão sensacional de outras praias próximas como a do Engenho.
Praia da Almada
Uma ótima opção para a diversão das crianças é conhecer o Centro de Visitantes da Fundação Projeto Tamar, com monitores que ensinam um pouco sobre as características das tartarugas marinhas, além de educação ambiental. Há espaços temáticos e tanques com várias espécies de tartarugas, inclusive de quelônios, entre jabutis, tigres d´água, cágados e outros. Foi lá que ficamos apaixonados por uma tartaruga albina.
Uma das tartarugas albinas do Projeto Tamar de Ubatuba
Outro “point” é o famoso Aquário de Ubatuba com mais de 400 animais de mais de 100 espécies da vida marinha. Um espaço que une conhecimento, pesquisa, diversão e preservação ambiental. Vale a pena conhecer.
Aquário de Ubatuba
Ubatuba é uma cidade incrível em todos os aspectos e abençoada por Deus com suas praias maravilhosas, que eu levaria horas escrevendo sobre todas elas. Pois, há muitas e uma mais linda que a outra. Vale a pena conhecer em qualquer época do ano, inclusive, no inverno, pois sempre tem atrativos para todas as idades. Já esteve por lá? Me conta nos comentários o que mais gostou e se tem outras dicas de locais para conhecermos.
Por Emanuelle Araújo
Sou jornalista, especialista em Ciência Política, Marketing Digital e Ensino Superior, com mais de 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. Sou apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há mais de 8 anos faço a produção de conteúdo das redes sociais de mais de 50 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis.
Na coluna “Turismo do Dia”, mostro informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Vem “turistar” comigo! Para saber mais, me siga no @turismododia.