*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O senador Plínio Valério (PSDB-AM) criticou duramente a ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, acusando-a de contribuir para o isolamento e o desabastecimento do Amazonas devido a sua oposição à pavimentação da BR-319. Esta rodovia federal é crucial para conectar Manaus (AM) a Porto Velho (RO), sendo vital para a infraestrutura e a logística da região amazônica. A polêmica surgiu após declarações da ministra sobre a logística na Amazônia durante os períodos de seca, onde ela comparou a situação às queimadas no Pantanal.
“Se a BR-319 não fosse bloqueada por ela, estaríamos livres do isolamento e do desabastecimento. Não adianta pensar em ações emergenciais se não temos asfalto”, declarou o senador Plínio Valério em sua conta no X (antigo Twitter).
Valério enfatizou que a falta de pavimentação na BR-319 intensifica os problemas logísticos, especialmente durante a seca, quando o transporte fluvial — o principal meio de locomoção na região — é severamente impactado.
As críticas do senador são uma resposta direta às declarações de Marina Silva em uma coletiva de imprensa nesta semana. A ministra mencionou que os desafios logísticos e ambientais variam conforme a região: “Na Amazônia, a estiagem demanda esforços em relação à logística e ao abastecimento. E no Pantanal, está relacionado à logística e aos incêndios”, afirmou Marina Silva.