Search
booked.net
Search
Close this search box.

Senado aprova Mauro Campbell para ser o novo corregedor do CNJ

ministro-mauro-campbell-em-sabatina-na-ccj-do-senado-19062024

*Da Redação do Dia a Dia Notícia 

A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) do Senado Federal aprovou a indicação do ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ), Mauro Campbell Marques, para o cargo de corregedor nacional de Justiça no Conselho Nacional de Justiça (CNJ) para o biênio 2024-2026. A decisão será comunicada à Presidência da República.

Durante a sessão, Campbell enfatizou a necessidade de aumentar a comunicação entre os tribunais superiores e as diferentes instâncias do Judiciário, além de mencionar medidas de economia e sustentabilidade implementadas em seu gabinete, que reduziram o consumo de materiais.

Aos senadores, Campbell sugeriu que parte dos recursos do mercado de créditos de carbono seja destinada a investimentos sociais, especialmente para os “povos da floresta”. Ele também defendeu o fim da aposentadoria compulsória como punição administrativa para magistrados que cometem atos ilícitos, propondo a adoção de um modelo que submeta o magistrado punido ao Regime Geral de Previdência Social, evitando o enriquecimento ilícito do Estado.

Atualmente, o cargo de corregedor do CNJ é exercido pelo ministro do STJ Luis Felipe Salomão. O corregedor é responsável por receber reclamações e denúncias sobre magistrados, além de realizar inspeções e correições.

A indicação de Mauro Campbell foi relatada pelo senador Eduardo Braga (MDB-AM), que elogiou a atuação profissional do ministro, destacando sua representatividade e compreensão das dificuldades da Amazônia.

“É o único representante da Amazônia em tribunais superiores, com uma performance diferenciada que propõe um novo paradigma para a justiça brasileira. Conhecendo nossas dificuldades, ele entende a necessidade da presença do magistrado nas comarcas do interior,” afirmou Braga.

O presidente da CCJ, senador Davi Alcolumbre (União-AP), destacou a qualificação e preparação de Campbell, reconhecidas pela maioria dos senadores. O senador Omar Aziz (PSD-AM) também ressaltou a carreira brilhante de Campbell no Ministério Público e no STJ.

Mauro Campbell foi saudado por diversos senadores, incluindo Plínio Valério (PSDB-AM), Eduardo Gomes (PL-TO), Dr. Hiran (PP-RR), Otto Alencar (PSD-BA), Nelsinho Trad (PSD-MS) e Randolfe Rodrigues (sem partido-AP).

Graduado em Ciências Jurídicas pelo Centro Universitário Metodista Bennett no Rio de Janeiro e pela Escola Superior de Guerra (ESG), Mauro Campbell é ministro do STJ desde 2008, ocupando uma vaga destinada ao Ministério Público. Ele ingressou no Ministério Público do Amazonas em 1987, após atuar como advogado e assessor do Tribunal de Contas do estado. Nos últimos dois anos, foi diretor da Escola Nacional de Aperfeiçoamento de Magistrados.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.