*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Nessa quarta-feira(13), a Prefeitura de Manaus exibiu um vídeo com a biografia do prefeito David Almeida (Avante) no telão, durante um evento cultural na Casa de Praia Zezinho Correa, destinado a celebrar o Dia dos Namorados. O evento contou com o show do cantor Jorge Vercillo e foi patrocinado com recursos públicos.
A exibição, que destacou a vida pessoal e a trajetória política do prefeito, gerou críticas nas redes sociais. “O prefeito resolveu passar um clipe da vida dele, pode isso?”, questionava uma publicação compartilhada pelo vereador Rodrigo Guedes (PP), que rapidamente viralizou.
A promoção pessoal do prefeito durante um evento cultural financiado com recursos públicos levantou questões sobre abuso de autoridade. O Art. 74 da Lei das Eleições proíbe a promoção pessoal de autoridades em eventos públicos, especialmente quando financiados com recursos públicos, considerando tal prática uma violação do princípio da impessoalidade. Este tipo de abuso pode levar ao cancelamento do registro eleitoral do candidato.