*Da Redação Dia a Dia Notícia
Consumidores de Manaus relatam que o preço do quilo do tucumã sofreu um aumento de mais de 300% na capital. Há dois meses era vendido por R$ 40 e, atualmente, a fruta é encontrada por até R$ 200. As informações são do portal Manaus 24h.
De acordo com o presidente da Federação de Agricultura e Pecuária do Amazonas (Faea-AM), a queda na oferta e fornecimento do tucumã para a capital tem afetado os preços. A previsão é que os preços se normalizem no final de outubro.
“É importante ressaltar que, já há algum tempo, se verifica uma tendência de demanda maior do que a oferta do tucumã para o mercado consumidor. Historicamente, setembro e outubro são meses em que há redução da oferta e fornecimento de tucumã”, disse.
“Minha mãe tem o café dela e realmente tá esse preço. Infelizmente tivemos que alterar o valo do X-Caboquinho”, comentou uma consumidora nas redes sociais.
Já outra consumidora relata que a “goumertização” da fruta elevou os preços, dificultando o consumo.
“Depois da ‘goumertização’ o tucumã ficou com um preço que está fora da realidade do manauara. Era algo que não faltava no meu café da manhã, mas com o preço de agora, é só uma vez ou outra, sem condições! Tucumã virou ouro”.