*Da Redação do Dia a Dia Notícia
De acordo com informações da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa), houve um aumento nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) nos últimos meses. Apenas em abril deste ano, foram registrados 3.626 atendimentos por síndromes gripais em Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da capital.
Em março deste ano, foram registrados 2.563 atendimentos, representando um aumento percentual de 41,47%. Em comparação com o mesmo período do ano passado, abril de 2023, houve 1.775 atendimentos, o que indica que os atendimentos mais que dobraram.
Dos casos de Síndromes Respiratórias (SR) em abril, 54,9% foram atribuídos ao vírus sincicial e 20,8% ao influenza A. Na primeira quinzena de maio deste ano, já foram contabilizados 1.241 atendimentos para pessoas diagnosticadas com síndromes gripais.
O infectologista Noaldo Lucena destaca que esse aumento de casos era esperado pelas equipes de saúde devido a diversos fatores.
“Esse é um dado que já estávamos esperando, isso por que a procura pela vacina está extremamente baixa na região, principalmente em Manaus, estamos em um período com chuvas constantes e isso aumenta os casos de síndromes respiratórias, de 60% das pessoas que estão internadas em estado graves, estão com o esquema vacinal incompleto” disse o médico.
A vacina contra a Influenza está disponível em Manaus nas 171 salas de vacinação em postos de saúde da capital, todas as pessoas acima de 6 meses de idade podem se imunizar. Para se vacinar, é só levar um documento de identificação com foto e a caderneta de vacinação.