*Da Redação do Dia a Dia Notícia
No Dia das Mães, a Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel) destaca a trajetória de Izabel Cristina Martins, mãe de quatro filhos. Após concluir o curso de Defesa Pessoal, ela encontrou no esporte um novo modo de vida. Izabel já competiu em dois torneios estaduais e, por meio do jiu-jítsu, está deixando sua marca no mundo das artes marciais.
“Por determinação do governador Wilson Lima estamos inserindo mais mulheres no caminho do esporte. A Izabel Cristina é um dos resultados que estamos tendo por meio do curso, que fortalece o empoderamento feminino, mas também contribui para formação de novas atletas de luta”, destacou o secretário da Sedel, Jorge Oliveira.
Izabel Cristina, de 36 anos, participou da segunda edição do Curso de Defesa Pessoal, realizado no mês de fevereiro, na Vila Olímpica de Manaus. A atleta destaca que foi no curso seu primeiro contato com o esporte, durante as aulas Izabel foi se identificando e aprimorando suas habilidades no jiu-jitsu.
“O esporte não mudou só a parte física, mas minha saúde mental e, hoje, incentivo meus filhos a praticarem. É muito gratificante porque, agora, posso treinar junto com eles, ir para competições e eles me assistirem como mãe e atleta”, comentou Izabel Cristina.
Há três meses Izabel Cristina tem intensificado seus treinos na academia GF Team Norte Fight, núcleo do Projeto Formando Campeões. Por incentivo da mãe, seus filhos João Vitor Martins, de 17 anos e Luisa Manuela Martins, de 8 anos, também praticam jiu-jitsu no mesmo local.
A atleta faixa branca, já participou de duas competições, conquistando o primeiro lugar no Circuito Amazonense FJJAM e a segunda colocação no Campeonato Amazonense de Jiu-Jitsu. “Depois do curso eu me apaixonei por esse esporte, eu era sedentária e o jiu-jitsu me ajudou muito. Continuo me preparando e já estou planejando participar do Master Internacional que será no Rio Janeiro”, disse Izabel Cristina.
O Curso de Defesa Pessoal
A iniciativa inédita do Governo do Amazonas já alcançou mais de 500 mulheres, na capital e no interior do estado, e está em sua 5ª edição. Lançado em agosto de 2023, o projeto conta com aulas teóricas e atividades práticas de autodefesa, com técnicas envolvendo modalidades como Jiu-Jitsu, Luta Olímpica, esporte de contato e Mixed Martial Arts (MMA).