Hoje vou fugir um pouco do que costumo trazer por aqui e em vez de abordar sobre vários lugares, vamos falar apenas de um local. Porém, é o LOCAL!
É sobre o restaurante que foi eleito o 4° melhor da América Latina e o 12° do mundo: “A Casa do Porco”, localizada em São Paulo, no bairro República, literalmente no centro da capital paulista.
Convite especial do chef Jefferson Rueda
Sob comando dos chefs Janaína Torres e Jefferson Rueda, no restaurante, que figura na lista dos melhores do mundo, você vive uma deliciosa experiência gastronômica. Até para quem não é tão fã de porco vai amar viver essa ousadia! Inclusive, Janaína, recentemente, foi eleita a melhor chef feminina do mundo pela renomada premiação The World’s 50 Best Restaurants.
Junto com uma amiga, fomos convidadas pelo chef Jefferson Rueda a experimentar o novo menu degustação e que experiência! Ficamos mais de três horas degustando cada prato, cada drink, conhecendo um pouco sobre o preparo dos pratos e a história do restaurante, e, claro, apreciando todo o ambiente.
Detalhes especiais em cada prato
Vale destaque que ficamos encantadas com a organização da cozinha, os detalhes ao servir os pratos, as florzinhas e folhinhas comestíveis que eles colocam com muito carinho nos pratos, o sabor incrível de tudo que foi servido e a dedicação de cada colaborador. Tanto os que preparam as comidas quanto os que servem e recebem o visitante. Todos são incríveis! É notável a paixão que eles têm de estar ali. E não é para menos, né? É um dos melhores restaurantes do planeta!
Entradinhas do novo Menu Degustação
O novo menu degustação, intitulado “Somos de Carne e Osso” começa com os embutidos do frigorífico Porco Real, que é da família Rueda e você também pode adquirir alguns produtos no restaurante para levar para casa. Aliás, grande parte do que é servido no restaurante é oriundo da fazenda dos Ruedas, localizada em São José do Rio Pardo, no interior de São Paulo, cidade natal do chef Jefferson.
O menu é servido com riquezas de detalhes, com louças ou peças lúdicas para compor a experiência perfeita. Inclusive, você pode optar por saborear também as bebidas que são harmonizadas com o menu degustação.
As entradas do menu degustação são Fatias de Copa, Guanciale (bochecha do porco), Lardo e Embutido de Cabeça (servido em um osso de porco), acompanhadas por crocantes de mandioca com porco assado e polenta com fígado de porco. Todos são deliciosos, até o embutido da cabeça que fiquei meio receosa para provar.
Versões em miniatura de sanduíches clássicos
Logo em seguida, somos surpreendidas com um mini caminhão de metal que chega com versões em miniatura de sanduíches clássicos. Entre eles, um pão de tapioca à base de linguiça de porco caipira e sanduíche de mortadela com pão ciabatta.
Tartare de porco com lombo maturado
Continuando o menu recebemos o famoso tartare de porco com lombo maturado, servido com rabanete crocante de batata-doce (incrivelmente delicioso). Também acompanha um shot cítrico feito de limão, tangerina, maçã, salsão, gengibre, cebola e menta, que foi sensacional para equilibrar o paladar. Aliás, queria esse shot para beber todos os dias. Confesso kkk
Após as entradas, trouxeram o primeiro prato principal: churrasco de porco, que também é servido com copa lombo e uma linguiça à base de sangria (que tem um sabor diferente e delicioso). Esse prato acompanha uma cerveja artesanal, uma IPA da marca Blondine feita especialmente para o restaurante.
Ossobuco de porco
Para deixar você ainda mais apaixonado por todo o passo a passo do menu degustação, eles servem um ossobuco de porco com uma deliciosa sopa de cebola e ainda acompanham um vinho branco do Rio Grande do Sul.
O famoso Porco San Zé
Logo depois, quando pensei que já estava finalizado, surge o carro-chefe da casa: o famoso Porco San Zé, que são quatro pedaços de torresmo de panceta, servidos com goiabada em cima da sua pele crocante. Também possui uma farofa de mandioca fantástica, feita na manteiga de garrafa, além de acompanhamentos sazonais, servidos de acordo com que vem do Sítio Rueda: como mix de folhas, arroz com vegetais e vinagrete com tomate verde. A conjuntura do prato fica completa com uma deliciosa caipirinha feita com três tipos de limões!
Aliás, durante a experiência, acompanhamos o tratamento que os colaboradores fazem no porco “San Zé”, que é assado por mais de seis horas numa enorme estrutura de metal, estrategicamente, situada no meio da cozinha e à vista dos clientes. Eles viram o porco a cada hora e vão analisando o sabor, até chegar no ponto ideal: meio que desmanchando na boca, de tão macio e gostoso.
Todo cuidado com o porco que é assado por mais de 6 horas
Vale ressaltar que os suínos servidos no restaurante são criados em um rancho em São Sebastião da Grama (SP) e passeiam livremente em enormes piquetes. Um dos diferenciais dessa criação é que eles recebem uma alimentação diferenciada, com cenoura, beterraba, milho, entre outros alimentos naturais.
Sobremesas
Licor de Jabuticaba feito pela chef Janaína Rueda
Engana-se quem pensa que finalizou por aí. Logo, o restaurante surpreende apresentando sobremesas incríveis do menu degustação. Começa com sorvete de creme de mamão papaya com crocante de caramelo, servido com licor de Jabuticaba feito pela chef Janaína Rueda, chamado de “A Licoreira” e que também é vendido no local. Para a nossa surpresa, ainda fomos presenteadas com uma garrafa do licor!
Mais sobremesas sensacionais
Para finalizar, literalmente, com chave de ouro a experiência gastronômica, eles servem pudim de leite numa casquinha crocante, que é bem difícil descrever sobre essa experiência, de tão deliciosa; uma torta de limão; e pão de queijo com goiabada.
Confesso que foi um dia inesquecível, tanto pelo sabor quanto pelos detalhes, desde a comida, como eles preparam os alimentos, aos drinks e bebidas que são servidos. Vale a pena a conhecer! Mas, tenha sempre o cuidado de reservar a sua mesa com antecedência. Para saber mais, acesse: www.acasadoporco.com.br.
Por Emanuelle Araújo
Sou jornalista, especialista em Ciência Política, Marketing Digital e Ensino Superior, com mais de 20 anos de carreira, atuando em veículos de comunicação, assessoria de imprensa e redes sociais. Sou apaixonada por viagens e pela Amazônia, e há mais de 8 anos faço a produção de conteúdo das redes sociais de mais de 50 hotéis espalhados pelo Brasil, sempre dando dicas de turismo e destacando destinos incríveis.
Na coluna “Turismo do Dia”, mostro informações especiais para quem não dispensa alguns dias de folga, se divertindo e conhecendo novos destinos. Vem “turistar” comigo! Para saber mais, me siga no @turismododia.