Search
booked.net
Search
Close this search box.

CNJ aplica pena de censura a juiz do AM por atraso em andamento processual contra ex-prefeito de Coari

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

O juiz e ex-titular da comarca de Coari, Fábio Alfaia, recebeu pena de “censura”, após o Ministério Público Federal (MPF), o magistrado de ter atrasado um andamento processual em que um dos réus era o ex-prefeito de Coari, Adail Filho. A pena foi proferida, na quinta-feira (16), pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

No processo, o MPF também apontava que o juiz tomou decisões no processo mesmo não sendo mais competente para julgar a causa.

Para o órgão, as ações de Alfaia teriam beneficiado o grupo político do ex-prefeito, hoje, deputado federal.

O relator do caso, o conselheiro Marcello Terto, afirmou que o processo ficou parado por 240 dias. Segundo ele, o atraso no andamento processual era devido à falta de estrutura e capacidade técnica da unidade judiciária do município. No entanto, isso não tira a responsabilidade do magistrado, ficando sujeito à pena disciplinar.

Segundo a lei orgânica da magistratura nacional, o juiz que recebe a pena de censura fica proibido de ser promovido por merecimento durante o período de uma.

Em julgamento realizado na terça-feira (16), o subprocurador-geral, José Adonis, pediu pena de afastamento da funções do juiz pelo período de 60 dias. O magistrado está afastado de suas funções desde março de 2023.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.