*Da Redação Dia a Dia Notícia
A ex-senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB) assume nesta quarta-feira (31) a representação do Brasil na Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), bloco formado pelos oito países que possuem o bioma amazônico em seus territórios. Ela foi indicada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e eleita em novembro para comandar a diretoria executiva por três anos, substituindo o diplomata Carlos Lazary.
A organização é formada por Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela. O grupo tem como objetivo promover o desenvolvimento dos territórios com ações sustentáveis, preservando os recursos naturais da Amazônia.
Vanessa está longe da política partidária desde 2019, quando não conseguiu a reeleição para o cargo de senadora. Também não foi bem sucedida na tentativa de ingressar na Câmara dos Deputados nas eleições de 2022. Ela já ocupou os cargos de vereadora em Manaus entre 1988 e 2000 e deputada federal entre 1999 e 2011. É militante do Partido Comunista do Brasil há 40 anos e integrante do Comitê Central da legenda.