*Da Redação Dia a Dia Notícia
Uma lancha expresso que tinha como destino Manaus foi abordada e quase mil porções de minérios de diferentes tamanhos e formatos foram apreendidos, na sexta-feira (12), nas proximidades do município de Barcelos, a 399 quilômetros da capital.
A apreensão foi feita por policiais militares que atuam na Base Fluvial Arpão II, localizada na região. A lancha era oriunda de São Gabriel da Cachoeira, a 852 quilômetros de Manaus, e tinha como destino a capital.
Em revista realizada no interior da embarcação, um cão policial indicou aos militares uma caixa de papelão suspeita. As embalagens foram encontradas no segundo porão da lancha.
Após buscas, os policiais encontraram minérios em pedras de diversos tamanhos e em pó. Ao todo, foram apreendidos 450 pedras de coloração clara; 186 pedras pequenas; 170 pedras de coloração escura; 68 pedras suspostamente ametista; e quatro porções de pedras pequenas.
A regulamentação da extração e do transporte de minérios é de competência da União e a prática sem autorização é crime contra o patrimônio na modalidade usurpação.
O material apreendido foi conduzido para a 75ª Delegacia Interativa de Polícia (DIP) de Barcelos para os procedimentos da polícia judiciária.