*Da Redação Dia a Dia Notícia
Moradores do interior do Amapá tem compartilhado nas redes sociais registros surpreendentes da infestação de besouros que atingiu o município, de mesmo nome do estado, nos últimos dias.
Vídeos compartilhados nas redes sociais, mostram centenas de insetos tomando ruas e calçadas das casas.
Infestação de catorra (besouro) no município de Amapá. Registro do amigo Roberto Queiroz. pic.twitter.com/Svoa32OqXv
— Salgado Neto (@salgadocneto) January 8, 2024
Em reportagem divulgada pelo g1, o biólogo Manoel Garcia Júnior, Doutor em Biodiversidade Tropical e professor da Universidade do Estado do Amapá (Ueap), os besouros são organismos decompositores da área florestal e a infestação deles no interior do Estado pode estar associada a vários fatores, como o movimento de cópula.
“Pode ter sido um movimento de cópula sincronizado por todo o grupo. Outro fator que pode ter contribuído com isso, são as fontes luminosas da cidade, que no interior da floresta esses organismos ficam mais parados, devido a falta de luminosidade, pois a referência luminosa que eles tem é somente a lua. Nesse caso, os refletores podem ter atraído esse grupo e causado essa infestação, então são diversos fatores”, explica.
Ainda segundo o especialista, é comum no início do ano, aparecer insetos em maior número, por conta do inverno amazônico.
“O ambiente vai estar mais propício a reprodução, ao deslocamento desses organismos em busca de um novo local de identificação, é bem comum ocorrer nesse período”, finaliza o biológo.