*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
O Ministério Público do Amazonas (MPAM) vai apurar uma denúncia contra o secretário de produção do município de Urucurituba (AM), Alfredo Benedetto, vulgo ‘Alfredão’, de acordo com despacho publicado no Diário Oficial dessa segunda-feira, dia 8. Em setembro de 2023, Alfredo foi acusado de fraudar um processo de licitação para beneficiar uma empresa da própria família, a qual estava no nome de seu irmão Rosckilde Dias de Benedetto.
Segundo a denúncia, a Prefeitura de Urucurituba abriu licitação para “contratação de Empresa Especializada na Eventual Aquisição de Gêneros Alimentícios para Merenda Escolar – PNAB-2023, de interesse da Secretaria Municipal de Educação”. A empresa R. DIAS DE BENEDETTO-EIRELI foi vencedora de alguns itens para fornecer carne bovina e frango.
Segundo o despacho assinado pelo promotor de Justiça Kleyson Nascimento Barroso, “para tentar enganar os órgãos de fiscalização, o Secretário de Produção colocou a empresa em nome do irmão […] com o único fim de fraudar o processo licitatório”. A denúncia aponta ainda que a empresa funciona na residência do próprio secretário Alfredo Benedetto.
O promotor determinou a intimação do denunciante anônimo para encaminhar provas sobre a denúncia no prozado de dez dias úteis a contar da publicação em 5 de janeiro. O MP necessidade de “informações mais claras e precisas, que possibilitem a delimitação de elementos de prova, encaminhando os documentos que corroborem com as informações prestadas”.