Search
booked.net
Search
Close this search box.

Presidente da AAM afirma que prefeituras do interior aplicaram Fundeb em pagamento de salários

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O presidente da Associação Amazonense dos Municípios (AAM) e prefeito de Rio Preto da Eva, Anderson Souza (União), afirmou que os recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) foram totalmente utilizados na folha de pagamento dos profissionais da educação dos municípios do estado. A afirmação ocorre para justificar a falta de pagamento do abono aos servidores.

“Desde o final do ano passado que os 70% do Fundeb passaram a ser pagos para todos os profissionais da educação. (…) se tornou difícil ter sobra, acredito que nenhum município vai pagar abono”, disse o prefeito ao portal Estado Político.

Na contramão, a Prefeitura de Tabatinga emitiu nota afirmando que pagará o abono aos profissionais do município. A presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Amazonas (Sinteam), Ana Cristina Rodrigues, informou que pediu investigação ao Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE-AM), ao Tribunal de Contas da União (TCU) e a Ministério Público Federal (MPF) sobre a falta dos pagamentos.

“Infelizmente, o pagamento de abono no fim do ano virou moeda eleitoral. O correto é a aplicação em pagamento de salário. Abono não é incorporado nos salários e não vai para a nossa aposentadoria. Não deve ser prática recorrente, mas os administradores públicos criaram essa cultura”, disse.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.