*Da Redação Dia a Dia Notícia
O presidente estadual do Partido Liberal (PL), o ex-senador Alfredo Nascimento, não fala abertamente sobre quais serão as ações da legenda na cidade de Manaus. Contudo, nos bastidores, o político se alinha com o presidente nacional da agremiação, Valdemar da Costa Neto, que deseja emplacar o máximo de prefeitos que puder para oxigenar o partido nas eleições presidenciais de 2026.
Um dos caminhos perseguidos pelo partido é lançar uma candidatura própria à prefeitura de Manaus, fato que já foi levantado pelo deputado estadual Delegado Péricles (PL) e é defendido pelo deputado federal Capitão Alberto Neto (PL), presidente do diretório manauara.
Nessa possibilidade, o partido pode tanto lançar Alberto Neto para o cargo quanto tentar filiar o atual prefeito, David Almeida (Avante). A proximidade entre Almeida e o PL é simbolizada por Evilázio Nascimento, irmão de Alfredo, que ocupa o cargo de diretor de turismo da Manauscult.
Outra possibilidade é o partido fazer uma coligação direta com David Almeida, mantendo o prefeito no Avante, e indicando Alberto Neto para compor a chapa como vice-prefeito.
Em ambas as possibilidades – caso o PL vença com Alberto Neto ou David – o grande ganhador será Alfredo Nascimento, que assumirá a vaga de deputado federal como primeiro suplente do PL.