*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro) está confirmada e o evento vai acontecer entre os dias 5 e 10 de dezembro, na primeira etapa do Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins, localizado no quilômetro 02 da BR-174, rodovia que liga Manaus a Boa Vista. O novo parque está sendo construído pelo Governo do Amazonas.
Em 2023, a Expoagro chega à 45ª edição. Segundo o Estado, o evento, organizado pela Secretaria de Estado de Produção Rural (Sepror), é a vitrine do agronegócio sustentável no Amazonas.
Neste ano, a feira tem como foco a seca, que tem afetado a produção rural no Amazonas.
“Esse é o momento em que os produtores rurais e os pecuaristas vêm para a feira para mostrar o que eles estão produzindo e também como é que eles estão superando essas dificuldades da estiagem. É um momento em que eles vão ter contato com os nossos técnicos do sistema Sepror, com técnicos de outros institutos, como, por exemplo, do Ministério da Agricultura. Então é um momento de compartilhar, de entender as dificuldades e também entender que soluções estão sendo apresentadas”, afirmou o governador Wilson Lima.
Na feira, os empresários podem fazer negócios, contatos e conhecer novas tecnologias disponíveis no mercado. Também há programação cultural para as famílias que visitam os espaços do evento.
A feira deve movimentar R$ 195 milhões em negócios. No local, a Agência de Fomento do Estado do Amazonas (Afeam) vai disponibilizar créditos de R$ 5 milhões.
“Toda aquisição de produtos e de equipamentos, de carros vão ser livres de ICMS. Nós não teremos tributação em cima desses veículos e desses equipamentos, então isso tudo vai facilitar para fazer negócio. Além de capacitações, em parceria com a Embrapa e workshops sobre melhoramento da genética da pecuária”, comentou o secretário da Sepror, Daniel Borges.
Novo local
Novo local da feira, o Parque Multiuso Eurípedes Ferreira Lins possui área total de 27 hectares e área construída de 16 hectares e está dividido em três blocos:
- A (pista de rodeio e de vaquejada),
- B (para expositores, fazendinha, parque de diversões e praça de alimentação) e
- C (dois estacionamentos com capacidade total de 975 vagas, área de tanques de piscicultura; área de pavilhões de animais de pequeno e grande porte; e outros.
Também há áreas de circulação para pedestres e carros. De acordo com o Estado, após a Expoagro 2023, o Parque será utilizado para diferentes eventos ligados ao setor primário do Amazonas.