*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) formalizou nessa quarta-feira (15) a criação de uma comissão para elaborar o Projeto Pedagógico do Curso em Cinema e Audiovisual. Segundo a portaria assinada pelo reitor Sylvio Puga, a graduação será implantada na Faculdade de Informação e Comunicação (FIC), localizada no campus sede, em Manaus.
A comissão será composta, a princípio, pelo diretor da FIC, professor Allan Rodrigues, pelo coordenador acadêmico do polo de Parintins, Carlos Barros Monteiro, e pelos professores de Parintins Adelson da Costa Fernando, Marina Magalhães de Morais e Cândida Maria Nobre Moraes.
O professor Allan relata que a comissão terá 180 dias para desenvolver o projeto do curso.
“Nesse período, vamos iniciar a estruturação das diretrizes do curso, analisar outros cursos similares e discutir as demandas de recursos humanos e infraestrutura. A trajetória até a inauguração da primeira turma é longa. A região Norte, especialmente o Amazonas, possui um grande potencial para produção audiovisual. A Amazônia atrai a atenção global e é crucial formar profissionais capazes de criar conteúdo cinematográfico e audiovisual com uma perspectiva regional”, disse.
O professor Carlos Barros Monteiro planeja visitar a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade de São Paulo (USP) no mês de janeiro para conhecer o funcionamento dos cursos de cinema nas faculdades, de forma que contribua para a construção do projeto pedagógico.
“A participação de professores da UFAM Parintins na criação do curso se dá pela junção do perfil de experiência de ambos, no mercado profissional e acadêmico, mas no decorrer do desenvolvimento do projeto outros professores e profissionais de mercado serão convidados a contribuir com a Comissão”, afirma.