*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
O governador do Amazonas, Wilson Lima (UB), foi um dos políticos que recebeu o ‘Colar do Mérito de Contas’ no Tribunal de Contas do Estado (TCE-AM), nesta quinta-feira (9), e foi o orador oficial do evento. Durante seu discurso, o governador destacou a importância da Zona Franca de Manaus na ampliação de tecnologia e transparência no estado.
“A evolução tecnológica nos impôs um modo diferente de vida, isso afetou a cada um de nós, e isso é impensável, a gente não ter um smartphone. Eu estava pegando uns números da Zona Franca de Manaus, e há uns 10 anos, o principal produto que se vendia eram eletrodomésticos, hoje são os bens de informática (…) Hoje o cidadão em um click, consulta seu FGTS através do seu celular, e tudo isso impõe um desafio muito grande para o poder público também se adaptar a essas mudanças”, frisou o governador.
Wilson Lima também destacou a importância da modernização de processos e harmonia entre os poderes legislativo, executivo e as instituições fiscalizadoras.
“Somos órgãos independentes, poderes independentes, mas há uma necessidade de se caminhar de forma harmônica, sobretudo no estado do Amazonas que tem o maior vazio de conectividade do país. Nós estamos avançando muito nesse processo de modernização, visando a transparência, mas no final das contas, uma melhor na melhor prestação de serviços para o cidadão”, pontuou.
Para o governador, nos últimos três anos, o Amazonas conseguiu mudar a forma como é feita transparência.
“Saímos de praticamente zero em modernização no Amazonas, para quase 50% de digitalização dos processos do governo do estado. Isso acontece desde 2020, nenhum processo no estado tramita de forma física, todos eles tramitam digitalmente”.