*Da Redação Dia a Dia Notícia
O superintendente do Ibama em Manaus, Joel Araújo, afirmou nessa quarta-feira (11) que a fumaça que encobre a cidade de Manaus vem principalemtne dos municípios de Careiro e Autazes, ambos municípios da região metropolitana. Segundo ele, as queimadas são causadas por agropecuaristas. A nuvem tóxica colocou a capital em estágio de mobilização e na segunda posição no ranking de cidades com pior qualidade do ar.
Joel destacou que a fumaça de Careiro e Autazes está sendo trazida para Manaus pelas massas de ar.
“O Ibama tem 45 brigadistas atuando em um grande incêndio ambiental, o maior da região, no município do Careiro, na tentativa de diminuir essa fumaça, que está sendo carregada de lá para a cidade de Manaus”, explicou.
Já o município de Autazes é o quarto que mais registra queimadas na Amazônia Legal, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O superintendente lembrou que ambos os municípios estão localizados na região da BR-319, “que tem a sua revitalização cobrada por políticos do estado e é palco de discussão entre ambientalistas e pecuaristas”.
“Essa fumaça vem dessa região e é provocada pelo uso inadequado do fogo em áreas de agropecuária e que se estendem para áreas de vegetação”.
Na manhã desta quinta-feira (12), a cidade amanheceu novamente encoberta por uma densa nuvem de fumaça.