*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Nesta quarta-feira (11), Manaus ficou entre os cinco assuntos mais comentados da rede social Twitter (X), por temas como seca, incêndios florestais, queimadas e fumaça.
Além disso, temas como políticos do Amazonas que estão usando bandeiras para prestar solidariedade a Israel, enquanto o Amazonas vive coberto pela fumaça, foram abordados pelos internautas.
@LulaOficial @MarinaSilva Manaus, precisa respirar. Irão continuar omissos?
— jferreira (@nessajferreiraa) October 11, 2023
Ah!
A resposta das primeiras perguntas?
90% das queimadas na Amazônia são em áreas do agronegócio.
Alô Manaus! Quer um vilão?
O AGRO É FOGO!https://t.co/ZlmRdJpHUN
— O FISCAL do IBAMA 🌎 (@fiscaldoibama) October 11, 2023
Pra isso eles são grandões, mas fazer alguma coisa para melhorar a situação em manaus se fazem de cegos. https://t.co/YzkEUcvgfd
— Alex 🦅📖: Um traço até você (@ssprinter_) October 11, 2023
Nos primeiros 10 dias de outubro, o Amazonas bateu o recorde histórico de queimadas para o período, desde o início da série histórica, em 1998, de acordo com dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 2.684 focos de incêndio em menos. O recorde anterior, em 2009, teve 2.409 registros.
De acordo com a superintendência do Instituto de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no Amazonas, a fumaça que cobre Manaus nos últimos dias é de incêndios florestais na Região Metropolitana. O Ibama informou que tem 191 brigadistas atuando no Estado, para reforçar o trabalho do Corpo de Bombeiros, que realiza a Operação Aceiro, de combate a queimadas.
Nesta quarta-feira (11), Manaus está mais uma vez encoberta por fumaça de queimadas. As plataformas ‘The World Air Quality’ e o Sistema Eletrônico de Vigilância Ambiental (Selva), apontam que a qualidade do ar na capital é péssima, muito insalubre e perigosa.