Manaus, quarta-feira 14 de outubro de 2026
Pesquisar

booked.net

Justiça proíbe Carreta Furacão de usar fantasia inspirada em Fofão

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Justiça da cidade de Ribeirão Preto (SP) proibiu o grupo Carreta Furacão de utilizar a imagem do personagem Fofão, criado por Orival Pessini no início dos anos 1980. A decisão atende a uma ação movida pela Agência Artística S/S Ltda, que representa Pedro Vassen Pessini, filho de Orival.

A sentença assinada pelo juiz Thomaz Carvalhaes Ferreira, da 7ª Vara Cível, determinou também que a empresa F. de S. C. Dameto Eventos Turísticos – controladora da Carreta Furação – indenize Pedro Pessini em R$ 70 mil por danos morais. Caso desobedeça a decisão, deverá pagar R$ 2 mil por dia.

O grupo afirma que não existe plágio por se tratar de uma caricatura e paródia, ambos permitidos pela lei de direitos autorais. Por outro lado, o magistrado entendeu que a empresa desvirtuou o personagem. A dona da Carreta Furacão informou que irá recorrer da decisão na segunda instância.

Nota

Os artigos assinados e publicados nesta coluna são de inteira responsabilidade de seus autores e não refletem, necessariamente, a opinião editorial do Portal Dia a Dia Notícia. O conteúdo opinativo, técnico ou científico apresentado é de responsabilidade exclusiva do colunista.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.