Search
booked.net
Search
Close this search box.

Marieta Severo relata luta contra câncer: ‘Precisei tirar o útero e os ovários’

Foto: Reprodução/Instagram

*Da Redação Dia a Dia Notícia

A atriz Marieta Severo, de 76 anos, falou pela primeira vez sobre ter tido câncer no endométrio, em entrevista ao jornal O Globo. “Nunca falei sobre isso antes, mas, sim, tive câncer de endométrio. Precisei tirar o útero e os ovários. Descobri bem no início, nem precisei fazer quimioterapia”, contou.

O tema foi citado quando a atriz foi questionada sobre o motivo que a levou a se tornar madrinha da campanha “Setembro em Flor”. A iniciativa foi criada em 2021 pelo Grupo Brasileiro de Tumores Ginecológicos (EVA), do Instituto Nacional do Câncer (Inca), e trata a prevenção e o diagnóstico precoce de tumores ginecológicos. Marieta gravou um vídeo chamando a atenção para a importância de se vacinar contra o HPV, vírus que pode causar câncer de colo de útero.

Na entrevista, a artista, que encerrou contrato com a TV Globo após 40 anos, destacou ainda que sente como se tivesse uma missão a cumprir: “Preciso usar a minha voz ativa para falar de temas fundamentais, como a minha saúde e a do outro. Após os tempos negacionistas que vivemos, pesquisas mostram que os índices de vacinação caíram”, citou.

A eterna Dona Nenê de “A Grande Família” ainda afirmou que todas as netas e o neto foram vacinados contra o HPV. “Vacina é vitória da humanidade”, concluiu. A vacina do HPV é indicada para homens e mulheres de 9 a 45 anos.

Envolvida com a causa

Em vídeo publicado no perfil do Instagram do EVA, Marieta chamou atenção para dados alarmantes: “você sabia que, a cada 90 minutos, uma mulher morre por conta de câncer no colo do útero no Brasil? Que 4 entre os 10 tipos de câncer mais frequentes ocorrem entre as mulheres? (…) Eu sou madrinha do ‘Setembro em Flor’, que tem o objetivo de alertar contra os cinco cânceres ginecológicos: endométrio, ovário, vulva, vagina e colo do útero”.

Os comentários na publicação foram de esperança e de elogio pela participação da atriz na causa: “Eu venci o câncer do colo do útero! Com informação e acesso à saúde nenhuma mulher precisa passar por isso. Vamos juntas mudar essa história”, disse uma internauta. “Por isso é importante toda mulher fazer o exame. Prevenção é tudo”, defendeu outra pessoa. “Obrigada por passar essas informações aí no seu perfil, para nós mulheres”, afirmou mais uma.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.