*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
Claudio Ferreira, vulgo ‘Festa’, que estava foragido por matar o sargento da Polícia Militar do Amazonas (PM-AM), Evandro da Silva Ramos, em Manaus, acabou sendo preso durante uma operação realizada na última quarta-feira (13), em Letícia, na Colômbia.
O crime aconteceu no dia 22 de janeiro de 2022, na rua Tucanos, no bairro do Ouro Verde, zona Leste de Manaus. Na época, o suspeito foi contratado por Thayssa Ramos Costa, de 19 anos, neta da vítima, que foi presa por suspeita de mandar matar o próprio avô, para roubar R$ 30 mil da vítima.
Investigações da Polícia Civil apontam que o crime foi planejado na véspera de Natal.
Apesar disso, Claudio foi preso pela polícia colombiana por outro crime, pela participação da morte de uma turista holandesa, Manon Van de Zande, de 25 anos. Festa estava supostamente no tiroteio que resultou da morte de Afonso Celso Caldas de Lima, o ‘Celso da Compensa’, em uma praça na cidade de Letícia, e holandesa estava em um restaurante nas proximidades e acabou sendo baleada; chegou a ser socorrida, mas não resistiu e morreu.
A Polícia não tem a confirmação se o tiro que matou Manon foi desferido por Celso ou Cláudio. A vítima não tinha relação com o mundo da criminalidade
Até o momento, a Polícia do Amazonas não confirmou se haverá transferência de Cláudio para Manaus.