*Da Redação Dia a Dia Notícia
A empresa de meteorologia Climatempo divulgou uma previsão de intensas ondas de calor no Amazonas e na maioria dos estados brasileiros. A temperatura deve ficar acima do normal para os padrões de agosto em nota a região Norte, com exceções para o noroeste do Amazonas, norte do Pará e quase toda a extensão de Roraima. Os piores índices se darão no sul do Amazonas, metade do Pará e toda a extensão dos estados de Rondônia e Tocantins.
A expectativa é de que a onda de calor se inicie nesta segunda-feira (21) e siga até sexta-feira (26).
No restante do Brasil, são esperadas ondas de calor acima do normal em todo o Nordeste, exceto nas faixas litorâneas. No Centro-Oeste, todos os estados estão sob o alerta de temperaturas muito elevadas. O fenômeno se repete no interior de Minas Gerais e São Paulo.
Agosto deverá ser o mês dos recordes históricos em temperaturas elevadas, superando o mês de julho. O meteorologista Vinícius Lucyrio, da equipe de previsão climática da Climatempo, prevê temperaturas “que podem chegar aos 37°C em Campo Grande e Goiânia, aos 42°C em Cuiabá, 34°C em Brasília, 34°C em São Paulo (o recorde é 33,1°C) e 39°C no Rio.”
Em Manaus, a Climatempo prevê máximas de até 39°C e mínimas de até 23ºC para os próximos 15 dias, com baixa umidade. Apesar disso, são previstos dias de fortes tempestades ainda no mês de agosto.