Search
booked.net
Search
Close this search box.

Você já sentiu desejos por alimentos específicos?!

E se eu te contar que pode ser carências de micronutrientes? Vamos entender um pouco sobre isso!

Muitos desejos por alimentos específicos refletem em deficiências de micronutrientes. Por isso, ao identificar a tendência de consumo de grupos específicos de alimentos, deve-se tentar equilibrar o consumo de frutas e verduras.

Quando você estiver com aquele desejo louco de comer doces, muitas das vezes pode ser isso, então vamos lá as recomendações:

Preferir alimentos fonte de cromo: cereais integrais, batata-doce, pimentão verde, espinafre, cenoura, frango, maçã, brócolis e levedo de cerveja.

Alimentos fonte de vitamina E: Gérmen de trigo, semente de girassol, amêndoa, abacate.

Alimentos proteicos: feijão, carne bovina magra, peixe, ave e ovos.

Para quem é vegetariano: garantir 2 porções de feijão, lentilha ou ervilha, por dia, associados a cereais integrais (arroz integral, macarrão integral, etc). Variar nas frutas.

Quando o desejo for por alimentos salgados:

Nutrientes que favorecem o funcionamento das glândulas suprarrenais como a vitamina C (Morango, acerola, kiwi, camu-camu, caju, salsa, limão, laranja, tangerina).

Vitamina B6: Couve, espinafre, folhas de nabo, gérmen de trigo, nozes, banana.

Magnésio: Banana, Folhas de beterraba, espinafre, salsa, alho, soja, figo, ostra, feijão-fradinho.

Zinco: Gengibre, salsa, batata, alho, carne vermelha magra.

Alimentos fonte de ferro: feijão, lentilha, ervilha, soja, carne (patinho, coxão duro ou mole, alcatra e músculo), Frango, vitamina C (se a anemia ferropriva for a causa).

Alimentos fonte de vitamina b12 (fígado, ovo, ostra, salmão).

Ácido Fólico: feijão, aveia, grão-de-bico, abacate.

Às vezes pode ser um simples desejo, mas, se você perceber que regularmente sente, pode ser alguma deficiência nutricional, e lembre-se quando se trata de alimentação o profissional mais indicado é o nutricionista!

Dra: Anny Melo. Nutricionista

CRN 5616 AM. Formada pela Uninorte/ AM. Pós-Graduada em nutrição clínica e terapia nutricional – Ganep/ SP; Pós-Graduada em prescrição de fitoterápicos e suplementos clínico e esportivos – Estácio/ SP; Pós-Graduada em nutrição pediátrica com ênfase em materno infantil Estácio/SP; Pós-Graduada em Docência – Nilton Lins/ AM. Mestranda em nutrição e dietética – Funiber; Membro da Ambo – Associação médica brasileira de prática ortomolecular. Também professora do curso de pós-graduação em nutrição funcional da Estácio e Fametro com as disciplinas de distúrbios no trato gastrointestinal com ênfase no tratamento dietoterápico, nutrição materno infantil, nutrição geriátrica, dietoterapia 2 e 3, interação droga e nutriente e nutrição e estética.

 

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.