*Da Redação Dia a Dia Notícia
Fora do sistema interligado nacional, Roraima foi o único estado brasileiro que não foi afetado pelo apagão registrado nesta terça-feira (15). A energia do estado é fornecida por termelétricas locais operadas pela empresa Roraima Energia. O apagão afetou o Distrito Federal e 25 estados do país.
O Operador Nacional do Sistema (ONS) e o Ministério de Minas e Energia disseram que houve uma falha às 8h31 (horário de Brasília), mas não divulgaram a causa o incidente.
“Informamos que Roraima é o único estado não interligado ao Sistema Interligado Nacional-SIN, por isso não houve impacto”, reforçou em nota a Roraima Energia.
Embora esteja fora do Sistema Interligado Nacional (SIN) e não tenha sido afetado no apagão desta terça, em Roraima há frequentes registros de queda de energia. Um dos mais recentes e impactantes foi registrado em abril, quando o estado ficou 5 horas sem energia.
Durante mais de 18 anos a energia de Roraima foi fornecida pela Venezuela. No entanto, o país parou de enviar energia ao estado em março de 2019. Desde então, a energia elétrica consumida pelos 15 municípios do estado é fornecida pela Roraima Energia. O parque térmico do estado é formado por 17 Centrais Geradoras Termelétrica (UTE) e uma Pequena Central Hidrelétrica (PCH), que geram uma média diária de 200 megawatt. Ao todo, são quase 176 mil consumidores que dependem da empresa no estado.