*Da Redação Dia a Dia Notícia
A cidade de Manaus ficou na quarta colocação entre as cidades que mais abriram farmácias no primeiro semestre de 2023. O levantamento foi divulgado pelo Sebrae, que também constatou que o segmento segue em amplo crescimento. Segundo os dados, existem pelo menos 122 mil farmácias em todo o país. Desse total, 84% são micro e pequenas empresas. Mais de quatro mil farmácias foram abertas no primeiro semestre, número superior ao mesmo período de 2019.
Os dados atestam que o maior crescimento ocorreu durante o auge da pandemia de Covid-19, em 2021. No primeiro semestre daquele ano, foram abertas 5,8 mil farmácias, número maior que o de 2022 (5,3 mil).
“O segmento já era um dos que mais cresciam no país, que geravam mais renda e faturamento antes da pandemia. Depois disso, esse setor não parou de crescer, pois ninguém deixou de comprar remédios nesse período, como aconteceu com outros setores em que os clientes desapareceram. Inclusive o e-commerce e o delivery foram fundamentais para as farmácias se manterem”, comenta o gestor do segmento de Saúde e Bem-estar do Sebrae, Flávio Barros.
As cinco cidades que mais abriram novas farmácias no primeiro semestre foram Rio de Janeiro (173), São Paulo (111), Brasília (96), Manaus (69) e Maceió (50).