Recentemente, a estampa tie dye voltou a fazer sucesso entre as famosas e no mundo da moda: Larissa Manoela, Manu Gavassi e Maisa Silva são algumas das personalidades que já adotaram o estilo. Com o período de isolamento social, muitas pessoas aproveitaram para produzir em casa as próprias peças.
Tie dye é um termo inglês usado para descrever o processo de tingimento de tecidos feito com corantes que, ao se espalharem pela peça, criam estampas únicas. Produzindo desenhos super coloridos, a técnica dá um toque divertido e descontraído aos looks e pode ser feita de maneira simples por qualquer pessoa.
Com o nome formado pelas palavras “amarrar” e “tingir”, traduzidas da língua original, o tie dye é produzido há séculos pelas culturas asiáticas, africanas e americanas, e ganhou destaque, sobretudo, nas décadas de 1960 e 1970, ao ser apropriado pelo movimento hippie.
Como fazer uma peça tie dye
Para fazer a técnica em casa é necessário utilizar tintas para tecido e não é preciso levar a roupa ao fogo. É muito simples e prático, e pode ser feito sem problemas por crianças. Siga o passo a passo e veja como é fácil fazer!
Para fazer você vai precisar de:
- Peça de roupa de algodão branca (pode ser camiseta, moletom, etc)
- Tintas para tecido nas cores de sua preferência
- 1 recipiente para diluir a tinta
- Água
- Barbante
Passo a passo:
1. Estique sua camiseta branca em uma superfície plana
2. Segure uma pontinha no meio da peça e vá enrolando até formar um redemoinho
3. Faça amarrações da maneira que você preferir utilizando o barbante. Não é necessário molhar a camiseta
4. Escolha várias cores de tintas para tecido e dilua cada cor escolhida com um pouquinho de água. Separe cada uma em potinhos diferentes
5. Agora é só colorir os pedaços presos com o barbante ordenando as cores de sua preferência
6. Depois de colorir, deixe secar de um dia para o outro
7. Quando a peça estiver seca, desamarre os barbantes e veja o resultado
Vale também assistir vídeos no YouTube com o tutorial.