*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
A influenciadora manauara Caila Carim está sendo alvo de um ataque hacker, nesta terça-feira (8), onde os criminosos estão tentando aplicar golpes usando o perfil dela no Instagram, prometendo ‘dinheiro fácil’ aos seguidores da mesma em Manaus.
Os suspeitos conseguiram entrar no perfil da influencer, mas não mudaram foto de perfil, e nem fizeram publicações no feed, mas estão nos stories, anunciando um esquema criminoso de investimento, com um falso “retorno imediato”.
No anúncio, os suspeitos incentivam os seguidores a pagarem valores a partir de R$ 500 pelo pix, prometendo retornos atrativos e rápidos.
Em um dos stories, os criminosos até usam uma foto de Caila para passar credibilidade, mas trata-se de um golpe, uma prática criminosa para enganar pessoas nas redes sociais.
A fraude acontece ocorre quando o criminoso consegue enganar alguém, por meio de redes sociais, contatos telefônicos, correio eletrônico falso ou qualquer outro meio fraudulento, a fornecer dados confidenciais, tais como, senhas de acesso, bancos ou número de cartão de crédito ou débito.
Esse tipo de crime tem punição de 4 a 8 anos de prisão, e pode ser aumentada em até 2/3, caso o crime seja cometido com uso de servidor (computador para armazenar dados) que esteja fora do Brasil.