Search
booked.net
Search
Close this search box.

Vestido de noiva centenário já vestiu 24 mulheres da mesma família no Amazonas

Fotos: Reprodução/Redes Sociais

*Da Redação Dia a Dia Notícia

No último sábado (22), a médica Bárbara Jinkings subiu ao altar com o engenheiro Filipe Albuquerque em Manaus. O vestido usado pela noiva chamou a atenção por sua história e por ter 112 anos. A peça centenária já vestiu 24 noivas da mesma família no Amazonas.

O vestido foi produzido em Bruxelas, no ano de 1910, e é considerado uma herança de família. Ele foi utilizado por 24 mulheres da mesma família, incluindo a médica Bárbara. Ela faz parte da quinta geração consecutiva a usar a peça, tradição que começou com sua tataravó.

“Eu fico emocionada, né? Porque tem muita história… Minha tataravó, minha bisavó, minha avó, a minha mãe, todas casaram com o mesmo vestido. E eu estou podendo pegar o mesmo vestido que outras pessoas da minha família, da minha família direta, primas, tias e dar o meu nome para o vestido. Então isso é muito emocionante”, disse. 

Após conhecer a história do vestido, a médica resolveu usar a peça, mas dando um toque todo especial para que tivesse o seu estilo.

“Apesar de ter vestido mais de 100 anos, ele está a minha cara. Se eu tivesse feito ele do zero, ele não teria ficado mais minha cara do que ele está agora. Então é exatamente isso que eu queria”, disse a noiva.

A mãe da noiva, Annik Barbosa, também usou a peça e para guardar as memórias afetivas do vestido resolveu escrever um livro para contar as histórias de quem usou a herança da família.

Mais do que uma relíquia ou uma herança, a família encontrou no vestido um ponto de encontro e algo que faz questão de manter sob a guarda de todos para as futuras gerações.

“Antes as mulheres da família se reuniam para tecer e aí ficavam conversando. Hoje já não é mais assim, mas o vestido ainda é motivo de reunir mãe, filha, filha com amigas, e acaba sempre tendo assim essa essência de união, de família, de conservar, de preservar, de manter. São verbos que a gente quase não usa mais na nossa vida de hoje em dia”, finalizou a mãe da noiva.

*Com informações do g1 Amazonas

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.