*Victória Louzada – Dia a Dia Notícia
No primeiro ato de apresentação no Festival Folclórico de Parintins, o Boi Garantido vai convidar o público a cuidar da Mãe Terra, no espetáculo ‘Garantido Por Toda Vida’.
‘A vida depende da Vida’ é o nome do primeiro ato do bumbá, onde vai alertar a humanidade de uma escolha inadiável: cuidar da Mãe Terra, uns dos outros, ou arriscar a destruição da diversidade da vida.
O espetáculo tem como exemplo os defensores da Amazônia que dedicam e dedicaram suas vidas por ela: Raoni Metuktire, Chico Mendes, Davi Kopenawa Yanomami, Dorothy Mae Stang, Dom Phillips e Bruno Pereira.
‘A vida depende da vida’ começa celebrando o nascimento e a nominação de um guerreiro predestinado a defender todas as vidas: o cacique Raoni Metuktire. Encenaremos o Ritual Kayapó que nominou aquele que viria a ser um símbolo de harmonia que deve existir entre os seres humanos e a natureza para a ea manutenção e proliferação da vida.
“Alguns dias depois do nascimento, as crianças Kayapó recebem um certo número de nomes, mas a confirmação deles mesmos se dá entre as idades de dois e oito anos, durante um ritual de nominação, onde o Xamã estabelece contato com os espíritos para aprender novos cantos e nomes a serem entoados e anunciados no ritual. Foi dessa forma que, na década de 1930, um pequeno e predestinado Kaiapó do clã Metuktire recebeu O nome de Raoni, que quer dizer “guerreiro onça”, tornando-se futuramente uma das lideranças mais respeitadas do mundo por sua bravura coragem, determinação e amor por todas as vidas. Viva Raoni! O guerreiro onça, herói do povo brasileiro!”, descreveu a equipe do Garantido nas redes sociais.