*Da Redação Dia a Dia Notícia
A Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam) participou nesta quinta-feira (22), em Palmas (TO) da 4ª Reunião Ampliada do Colegiado de Deputadas e Deputados do Parlamento Amazônico. A comitiva foi liderada pelo presidente da Casa, deputado estadual Roberto Cidade (União), e composta pelos deputados Sinésio Campos (PT), Mário César Filho (União) e Adjuto Afonso (União).
Tendo como principais temas debatidos a regularização fundiária e o licenciamento ambiental, a reunião foi realizada no plenário da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) e contou com a presença de parlamentares das Assembleias Legislativas que integram a Amazônia Legal: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins, além do Mato Grosso.
“A Assembleia Legislativa do Amazonas participa dessa reunião ampliada do Parlamento Amazônico com uma bancada de quatro deputados estaduais e vem com o intuito de contribuir com o fortalecimento das Casas Legislativas do Norte do país. É importante falar de regulação fundiária, esse que é um tema extremamente importante. Nós temos ali no sul do Amazonas áreas que precisam ser exploradas de forma consciente, principalmente nos municípios de Apuí, Manicoré e Humaitá. A Amazonas é um estado muito próspero e que precisa ter outras oportunidades, além da Zona Franca de Manaus. Essa troca de conhecimento é importante porque nos faz ver que apesar de termos dificuldades específicas podemos evoluir nas discussões e chegar a um denominador comum que nos faça ser ouvidos e atendidos nas demandas por parte do Governo Federal”, afirmou.
Cidade falou ainda que esses encontros regionais e periódicos tendem a fortalecer o Legislativo diante das demais esferas de Poder e, consequentemente, as bandeiras defendidas pelos representantes do Norte.
“Hoje é um dia importante em que mais uma vez os estados do Norte se reúnem para debater pautas importantes e positivas de cada Estado especificamente, mas acima de tudo para que possamos unir forças para juntos ir à Brasília e defender as nossas pautas. Espero que possamos evoluir e que o Governo Federal dê um olhar diferenciado para o Norte e para as nossas demandas. Estou e sempre estarei à disposição para essa troca de conhecimentos que fortalece as Casas Legislativas”, reforçou.