Search
booked.net
Search
Close this search box.

Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte encerra as inscrições nesta sexta-feira (16)

Foto: Reprodução

*Da Redação Dia a Dia Notícia

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte encerra nesta sexta-feira (16), as inscrições para as mostras de filmes. Aberto a todo o País, a quinta edição aceita produções cinematográficas de até 25 minutos de duração, em live-action e animação, para todas as categorias. As inscrições são gratuitas e realizadas exclusivamente de forma on-line, pelo www.festivalolhardonorte.com.

Foto: Larissa Martins

Com novo conceito artístico, o festival amplia a participação da principal mostra competitiva para todos os Estados da Amazônia Legal e, com isso, passa a ser chamada de Mostra Amazônia. Outras três mostras integram a programação, com abertura para filmes de  outros estados brasileiros. São elas: Mostra Outros Nortes, uma mostra competitiva voltada para os demais Estados do Brasil ou de filmes comandados por diretores brasileiros; e a Mostra Olhinho, não-competitiva e dedicada a filmes para o público infanto-juvenil.  A Mostra Olhar Panorâmico terá sua seleção exclusiva pelos curadores.

A previsão é que a divulgação dos selecionados ocorra na segunda quinzena de julho. “. São aceitos filmes de quaisquer gêneros e cada realizador poderá inscrever quantos filmes quiser”, explica Victor Kaleb, diretor artístico do festival.

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte é uma realização da Artrupe com apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado do Amazonas. O evento conta com parceria do Cine Set e parceria estratégia da IAÍ Produções.

Teatro Amazonas

O 5º Festival de Cinema da Amazônia – Olhar do Norte será realizado de 22 a 25 de agosto, em Manaus (AM). Conforme ocorreu na edição anterior, as principais mostras de 2023 serão exibidas no Teatro Amazonas, além da programação paralela com exibições e atividades de formação, que serão realizadas em outros espaços culturais no Centro de Manaus.

Foto: Divulgação

Para o secretário de Cultura e Economia Criativa, Marcos Apolo Muniz, a possibilidade de intercâmbio de experiências entre realizadores do audiovisual de toda a Amazônia é um dos aspectos mais importantes do festival.

“Ter o Teatro Amazonas como palco desse rico intercâmbio também é muito gratificante, pois contempla realizadores, com incentivo e reconhecimento, além de fomentar a criação de público”, afirma o secretário.

Pela primeira vez, filmes do Maranhão e Mato Grosso poderão competir na mostra principal. “Até a quarta edição, a principal mostra competitiva era exclusiva para filmes da Região Norte, contudo, neste momento da História em que vivemos, compreendemos que assumir nosso protagonismo amazônico é um fator que nos leva a ser do tamanho do nosso potencial”, declara Diego Bauer, também diretor artístico do festival.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.