*Da Redação Dia a Dia Notícia
Na manhã desta quarta-feira (14), o líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Felipe Souza (Patriota), afirmou que os valores descontados dos contracheques dos professores da rede pública estadual que participaram da greve, serão pagos na próxima sexta-feira (16).
“Quero informar também para que chegue aos professores que na sexta-feira, dia 16, já tenho a informação do governo, que dia 16 o dinheiro já estará na conta dos professores. O dinheiro foi descontado no período da paralisação”, disse o parlamentar.
A devolução do recurso foi uma das condições do Sinteam para que a paralisação chegasse ao fim. O governo enviou à Aleam mensagem governamental que reajusta em 8% o salário da categoria.
A mensagem também determina a concessão de Regime Complementar para secretários escolares e coordenadores distritais e regionais.
Já as progressões verticais para 2.225 professores e pedagogos serão realizadas através de decreto, informou o governo.
O Sinteam não aceita o percentual, defendendo que o governo cumpra o que prometeu na última reunião, dia 31 de maio, quando ofereceu 15,1%, de forma escalonada. O sindicato e o Estado ainda travam essa discussão na Justiça.
