Manaus, segunda-feira 19 de janeiro de 2026
Pesquisar

booked.net

Desconto de faltas de professores durante greve será pago nesta sexta (16)

Foto: Reprodução/Redes Sociais

*Da Redação Dia a Dia Notícia

Na manhã desta quarta-feira (14), o líder do governo na Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), deputado estadual Felipe Souza (Patriota), afirmou que os valores descontados dos contracheques dos professores da rede pública estadual que participaram da greve, serão pagos na próxima sexta-feira (16).

“Quero informar também para que chegue aos professores que na sexta-feira, dia 16, já tenho a informação do governo, que dia 16 o dinheiro já estará na conta dos professores. O dinheiro foi descontado no período da paralisação”, disse o parlamentar. 

A devolução do recurso foi uma das condições do Sinteam para que a paralisação chegasse ao fim. O governo enviou à Aleam mensagem governamental que reajusta em 8% o salário da categoria.

A mensagem também determina a concessão de Regime Complementar para secretários escolares e coordenadores distritais e regionais.

Já as progressões verticais para 2.225 professores e pedagogos serão realizadas através de decreto, informou o governo.

Os 8% de reajuste são referentes à data-base de 2022 dos trabalhadores da Seduc. Durante a greve, o sindicato pediu 25%. O governo chegou a ofertar 15,1%, mas depois recuou, e fixou a proposta ao primeiro percentual oferecido durante a negociação (8%).

O Sinteam não aceita o percentual, defendendo que o governo cumpra o que prometeu na última reunião, dia 31 de maio, quando ofereceu 15,1%, de forma escalonada. O sindicato e o Estado ainda travam essa discussão na Justiça.

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.