*Da Redação Dia a Dia Notícia
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-AM) iniciou, nesta terça-feira (13), o julgamento que pode levar a cassação dos vereadores Fransuá (PV) e Antonio Peixoto (Agir), devido ao não cumprimento por parte de seus partidos, da cota de candidaturas femininas. O TRE-AM formou maioria de quatro votos, porém o desembargador Ronnie Frank Stones pediu vistas dos processos.
Os processos devem retornar à pauta nas próximas duas semanas, quando outros três desembargadores que ainda não se manifestaram devem votar.
Caso os parlamentares tenham seus mandatos cassados, na vaga de Fransuá, entraria o ex-vereador e ex-presidente da Câmara Municipal de Manaus (CMM) Isaac Tayah (DC), autor da denúncia.
Já para a vaga de Antônio Peixoto, o possível candidato seria Pai Amado, pois o primeiro suplente que seria Alonso Oliveira (Avante) já assumiu mandato, com a renúncia de Wanderley Monteiro, eleito deputado estadual nas eleições passadas.
E o segundo suplente, Rodinei Ramos, não poderia assumir o mandato, pois teve seu registro de candidatura cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Com isto, o mandato iria para Pai Amado.