*Da Redação do Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus David Almeida salientou a democracia representativa da cidade durante a 29ª ‘Marcha para Jesus‘, que ocorreu neste sábado (10/6), com saída no Centro de Manaus, e chegada no sambódromo, na zona Centro-Oeste da capital amazonense. “O David Almeida é evangélico, mas o prefeito é de todos. Nós apoiamos todos os eventos culturais, religiosos, sem discriminar ninguém”, disse o chefe do Executivo municipal.
Conforme Almeida, o político professa a fé evangélica, mas apesar da sua escolha, a atual gestão municipal tem se destacado pelo apoio a diversos eventos, comprovando a diversidade cultural da capital amazonense.
“Nós vivemos em uma democracia representativa. Dentro dela, nós temos a proporção. Nessa proporção, cerca de 40% a 45% da população de Manaus é evangélica e esse evento mostra a força das igrejas e da juventude que move essas igrejas. O David Almeida é evangélico, mas o prefeito é de todos. Nós apoiamos todos os eventos culturais, religiosos, sem discriminar ninguém, respeitando essa proporção da nossa sociedade”, enfatizou Almeida.
De acordo com o titular da Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos (Manauscult), Osvaldo Cardoso, esse movimento é importante pois estimula a economia e reuniu mais de 25 caravanas de municípios do interior do Estado. Ao todo, mais de 600 mil pessoas caminharam nas ruas da capital amazonense.
“Essa é a minha primeira ‘Marcha para Jesus’ à frente da Manauscult e estou muito feliz pois foi um evento com total sucesso. A festa foi belíssima, sendo fechada com chave de ouro com o show da Aline Barros. Foram mais de 25 caravanas vindas de outros municípios e isso é importante para o turismo, movimentando também a economia”, afirmou Cardoso.
Comércio informal
Para o diretor de Comércio Informal da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc), Luciano Mendes, os fiscais ficaram divididos por equipes nos principais pontos do evento organizando a logística dos vendedores informais. Cerca de mil vendedores se posicionaram para trabalhar no entorno do sambódromo.
“A Marcha Para Jesus concentra um grande número de fiéis que percorrem por várias ruas de Manaus, e os fiscais do nosso comércio informal estão em pontos estratégicos organizando os vendedores ambulantes. O evento tem grande público, e nosso compromisso é garantir que os ambulantes trabalhem nos limites permitidos, mantendo a segurança e ordenamento para todos”, explicou Mendes.
Ademais, diversas ações e serviços públicos como trânsito, transporte, limpeza urbana, entre outros, foram fornecidos pelo órgão municipal.
Sobre o evento
A Marcha para Jesus chegou ao Brasil em 1993 e já foi realizada em outros países, como Argentina, Canadá, Colômbia, Cuba, Estados Unidos, Finlândia, França, Itália, Japão, Moçambique, Rússia e outros, segundo organizadores, que afirmam que ela é o maior evento popular cristão do mundo.
O evento foi realizado pela Ordem dos Ministros Evangélicos do Estado do Amazonas (Omeam), com o apoio da Prefeitura de Manaus, por meio da Manauscult e Secretaria Municipal de Comunicação (Semcom).