A Fashion Week de Paris, prevista para junho, a Semana de Alta Costura, para julho, e os desfiles da Semana da Moda Masculina de Milão, previstos para junho, foram cancelados por causa da pandemia do novo coronavírus, informou, no último dia 27 de março, a Federação francesa de alta costura e moda e a Câmara Nacional de Moda italiana.
“Não há condições para que aconteçam” os eventos de moda parisienses, “diante do aumento da epidemia de Covid-19 que está avançando no mundo da moda”, indicou a federação francesa em um comunicado.
“Medidas enérgicas são necessárias para garantir a saúde das empresas, dos seus funcionários e de todos que trabalham em nossa indústria”, explicou a FHCM em comunicado.
Diante das condições atuais, “a Fashion Week de moda masculina, prevista de 23 a 28 de junho, e a Semana de Alta Costura, de 5 a 9 de julho, não poderão acontecer”, ressaltou o texto.
Decisão semelhante tomou a Câmara Nacional da Moda italiana, que adiou os desfiles de moda masculina para setembro.
“A decisão foi necessária devido à difícil situação causada pela propagação da pandemia”, explicou a câmara em um comunicado, detalhando que os desfiles masculinos ocorreriam “por ocasião da edição dos desfiles de moda feminina de setembro de 2020”.
“Trabalhamos também em novos formatos digitais e novas modalidades de encontros para dar vida, durante os dias previstos para os desfiles masculinos, a outros momentos de narração (…) para as marcas e empresas de luxo”, acrescentou.