*Da Redação Dia a Dia Notícia
Com o fim da greve dos trabalhadores da rede estadual de educação do Amazonas, os professores que aderiram ao movimento retornam às salas de aulas nesta segunda-feira (5). De acordo com divulgação do g1 Amazonas, a informação foi confirmada pelo Sindicato dos Trabalhadores da Educação do Estado (Sinteam).
Na última sexta-feira (2), a paralisação recuou quando os profissionais da educação aceitaram a proposta do Governo do Estado de reajuste salarial de 15,19%. No mesmo dia, o governador Wilson Lima já havia anunciado um aumento salarial de 8%.
O percentual de 15,19% oferecido pelo estado foi a terceira tentativa de encerrar a greve que se iniciou no dia 17 de maio.
Ainda na sexta, ao anunciar o fim da greve, o Sinteam informou que parte dos profissionais retornam às escolas nesta segunda-feira, principalmente, os trabalhadores do setor administrativo e professores temporários.
Nesta segunda-feira (5), o Sinteam participa de audiência de mediação com o Governo do Estado no Tribunal de Justiça do Amazonas (TJAM). A entidade quer garantir a manutenção da contraproposta de 15,19% apresentada pelo estado na última quarta-feira (31).
Leia mais:
Wilson Lima anuncia reajuste de 8% para professores e coloca piso salarial entre os maiores do país
Após Wilson Lima conceder reajuste de 8%, professores aprovam 15,19% proposto anteriormente