*Da Redação Dia a Dia Notícia
O prefeito de Manaus, David Almeida (Avante), irá recriar a Secretaria Municipal de Habitação e Assuntos Fundiários (Semhaf). A pasta existiu por pouco tempo durante sua primeira gestão. Criada pelo então prefeito Amazonino Mendes em 2012 com a sigla Sehab, a secretaria foi extinta por Arthur Neto no ano seguinte após reforma administrativa. O projeto de lei (290/23) que cria a secretaria novamente foi enviado para sanção de David Almeida nesta segunda-feira (29).
Aprovado em regime de urgência pela Câmara Municipal de Manaus (CMM), o projeto que recria a Semhaf faz a pasta assumir alguns serviços que estavam vinculados ao Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb) até então. Segundo o texto, também serão redistribuídos os seguintes cargos e funções:
- um diretor de departamento;
- nove assessores técnicos;
- dois chefes de divisão;
- quatro gerentes;
- três assessores;
- e dois chefes de setor.
O Fundo Municipal de Habitação também será transferido do Implurb para a Semhaf. Bens, documentos e funcionários pertencentes à antiga vice-presidência de Habitação e Assuntos Fundiários também serão realocados. A prefeitura terá até 90 dias para aplicar as mudanças.