*Da Redação Dia a Dia Notícia
O ex-deputado Serafim Corrêa (PSB) publicou em suas redes sociais que o governador de Roraima, Antônio Denarium (PP), assumiu a autoria da construção de uma estrada entre as cidades de Linden e Lethem, na Guiana, país que faz fronteira com o estado. Em nota, a assessoria de Denarium lamentou o “desconhecimento” de Serafim e que o governador nunca mencionou que a obra era de sua gestão.
No vídeo, Denarium acompanha as obras de asfaltamento da estrada de 480 km. O governador também anuncia a construção de 45 pontes ao longo da via.
“Com o asfaltamento dessa estrada, Roraima terá a melhor logística para exportação do Brasil, e seremos também a melhor fronteira agrícola do Brasil”, diz o chefe do Executivo, citando ao final a parceria do governo do estado com os governos federal e do país vizinho.
Ocorre que o acordo de cooperação técnica entre o Brasil e a Guiana foi assinado em 2017. As obras atrasaram por conta da pandemia de Covid-19 e as mudanças políticas do Brasil.
Oficialmente, os trabalhos iniciaram na última semana após assinatura das ordens de serviço pelo Ministério dos Transportes. O líder do MDB em Roraima, o ex-senador Romero Jucá, disse que ressaltou ao ministro Renan Filho a relevância da obra para o escoamento da produção rural para o Caribe e o desenvolvimento econômico da região.
O empreendimento recebeu 190 milhões de dólares do Banco do Desenvolvimento do Caribe (CDB) para acontecer. A construtora brasileira Queiroz Galvão S.A venceu a licitação para prestar o serviço.