Search
booked.net
Search
Close this search box.

Indígena Alessandra Korap recebe prêmio Goldman Environmental de 2023 para a América do Sul e Central

*Da Redação do Dia a Dia Notícia

A indígena Alessandra Korap Munduruku, 38, recebeu o prêmio Goldman Environmental de 2023 para a América do Sul e Central, considerado o nobel ambiental, no mês de maio, por seu trabalho na preservação dos recursos naturais. A líder coordena ações no Brasil e no exterior contra projetos de exploração de cobre e mineradoras.

De acordo com informações, ela já foi ameaçada, teve sua casa furtada e vandalizada por desconhecidos ao longo de sua jornada na proteção da Amazônia. Agora, Korap é reconhecida internacionalmente com o “Nobel” do Meio Ambiente, por lutar em defesa da TI Sawré Muybu, que ganhou da Funai a autorização para encaminhamento da demarcação de seu território.

Além disso, Alessandra é respeitada como uma das principais lideranças indígenas que compreende a bacia do rio Tapajós, no estado do Pará.

Sobre o prêmio

O Goldman de 2023, considerado um “Nobel verde”, por homenagear e celebrar a história de pessoas que atuam em prol do meio ambiente. Ele é oferecido desde o ano de 1989 por uma fundação sediada em São Francisco, nos Estados Unidos. Este reconhecimento só havia sido dado a outros três brasileiros: Carlos Alberto Ricardo (1992), Marina Silva (1996) e Tarcísio Feitosa da Silva (2006).

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.