*Da Redação do Dia a Dia Notícia
Os banhistas que irão comparecer nesta segunda-feira (1º/5), Dia do Trabalhador, ao complexo turístico Ponta Negra, na zona Oeste de Manaus, devem estar atentos as recomendações para manter a segurança na praia. Entre as regras, está proibido o consumo de bebidas em garrafas de vidro; brincar de papagaio (pipa); assim como fazer acampamento.
Segundo a Prefeitura de Manaus é proibido o comércio ambulante não autorizado pela prefeitura e para a segurança dos banhistas, não é permitido o banho no rio Negro após as 17h, quando se perde mais visibilidade nas águas e não há mais guarda-vidas no complexo.
Para o tenente do Corpo de Bombeiros Aluísio Cruz, quem for usar balneário deve se atentar para o uso correto e seguro da praia ao consumir álcool.
“Quem tem hábito de ingerir bebida alcoólica com mais intensidade deve atentar que seus sentidos são afetados, ficando menos aguçado, e a pessoa fica com a capacidade comprometida de flutuar, mergulhar e nadar”, reforçou Cruz.
E outro ponto de destaque é o cuidado com crianças, para que nunca fiquem sozinhas, nem por um instante. “Em razão do volume de frequentadores, a responsabilidade deve ser redobrada de pessoas com crianças, para não as perderem de vista”, disse o tenente.
Ainda é impedido o uso de garrafas de vidro na praia por serem perfurocortantes. A orientação é que o público não leve para o espaço objetos de vidro, perfurocortantes ou similares, sob pena de apreensão dos mesmos. A recomendação é que façam uso de garrafas plásticas. Por fim, no balneário também não é permitido fazer churrasco ou fogueiras.
Casa de Praia
De acordo com a gestão municipal, na ocasião, será inaugurado a Casa de Praia Zezinho Corrêa após a assinatura do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Implurb). O novo espaço a ser inaugurado é a primeira grande reabilitação de um antigo prédio abandonado e deteriorado há mais de 25 anos. Seu funcionamento será das 8h às 22h.
Convertido em um espaço multiuso, com foco no lazer, turismo, negócios, artesanato e gastronomia, o local tem área construída de 1.650 metros quadrados, incluindo um restaurante, quatro operações de lanchonetes, administração, banheiros, playgrounds, palco, áreas de convivência e área para exposição de artesanato, em um formato modernizado, onde o turista poderá apreciar e adquirir artigos regionais.