*Da Redação Dia a Dia Notícia
Cerca de 20 comunidades ribeirinhas do Amazonas devem ser beneficiadas com internet por meio da parceria entre a empresa chinesa Huawei e o Governo do Amazonas. A empresa foi uma das visitadas pelo presidente Lula (PT) durante agenda de cooperações com a China.
O presidente da República visitou um dos centros de inovações da gigante de tecnologia, em Xangai, e retornou ao país com o estreitamento das relações entre o Brasil e a empresa chinesa que investiu 250 milhões em pesquisa e inovação nos últimos 10 anos.
A Huawei reiterou seu compromisso em trabalhar a longo prazo no desenvolvimento sustentável, em colaboração com parceiros que priorizam iniciativas de conectividade, inclusão digital, educação, saúde e reindustrialização.
Outros projetos e investimentos que empresas de telecomunicações terão que garantir são a cobertura 5G nas capitais e cidades acima de 30 mil habitantes, internet em rodovias federais e áreas sem conexão, implantação do Programa Amazônia Integrada e Sustentável (Pais), rede privativa de comunicação da Administração Pública Federal, migração da TV parabólica para TV via satélite e investimento em projetos de conectividade em escolas.