*Lucas dos Santos – Da Redação Dia a Dia Notícia
Os deputados federais Alberto Neto (PL), Fausto Junior (União) e Silas Câmara (Republicanos) foram os únicos parlamentares do Amazonas a não participarem da Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Direitos dos Povos Indígenas. Coordenada pela deputada Célia Xakriabá (PSol-MG), a frente foi instalada nesta segunda-feira (24), mesmo dia do lançamento da 19ª edição do Acampamento Terra Livre, maior mobilização indígena do Brasil.
Os demais deputados amazonenses – Adail Filho (Republicanos), Amom Mandel (Cidadania), Átila Lins (PSD), Saullo Vianna (União) e Sidney Leite (PSD) – ingressaram na frente parlamentar. No âmbito do Senado Federal, nenhum dos três titulares do Amazonas é signatário.
O evento de lançamento contou também com o coordenador da frente no Senado, Randolfe Rodrigues (Rede-AP), da ministra dos Povos Indígenas, Sônia Guajajara, e da presidenta da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, e do secretário nacional de Saúde Indígena, Weibe Tapeba.
ATL 2023: maior mobilização indígena do Brasil cobra demarcação de terras
Importantes lideranças indígenas também participaram da instalação da frente, como o cacique Raoni; a coordenadora-secretária da Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab), Marciely Ayap Tupari, e a coordenadora da Federação dos Povos Indígenas de Mato Grosso (Fepoimt), Eliane Xunakalo.
“Hoje é mais um dia de celebração; de vitória e de luta”, pontuou a deputada Célia Xakriabá, destacando que a frente atuará no momento em que os eleitores brasileiros elegeram a maior bancada indígena para uma mesma legislatura (2023/2026), com ao todo de cinco parlamentares que se autodeclaram indígenas.
“Diante desta Casa, onde ainda pouco se escuta a voz dos povos indígenas, é importante dizer que nossa bancada foi ampliada. E que inauguramos a nossa frente parlamentar querendo ser reconhecidas em toda nossa potência parlamentar”, acrescentou a deputada que, em seu primeiro mandato, assumiu, além da coordenação da frente mista, a Comissão da Amazônia e dos Povos Originários e Tradicionais.