*Da Redação do Dia a Dia Notícia
As atletas do Amazonas Karen Peixoto, Alexssandra Moreira, Girlene Gonçalves e Hanna Eduarda irão disputar a competição de powerlifting no evento internacional Arnold South América 2023 e embarcam nesta quinta-feira (13), para São Paulo. O campeonato reúne os melhores do mundo no levantamento de peso.
De acordo com o diretor-presidente da Fundação Amazonas de Alto Rendimento (Faar) Jorge Oliveira, as mulheres estão sendo acompanhadas nos treinamento para representar o Estado na competição.
“Estão com a bandeira do Amazonas em uma das competições mais importantes do mundo para a modalidade”, disse o diretor-presidente.
De acordo com Alexssandra Moreira, que compete nas categorias Open e Master, Power Bíceps Livre e Power Bíceps Repetição, é uma honra levar o Amazonas para o Mundo,
“Eu me sinto muito honrada em representar o nosso estado. Na nossa categoria vão quatro mulheres em uma competição mundial, eu me sinto muito feliz em fazer parte dessa equipe”, comentou Moreira.
Para Karen Peixoto, que irá competir na categoria Power Bíceps Livre, até 90kg, os treinos são pesados e exigem técnica apurada para a execução dos movimentos.
”Temos um treino pesado a cada 72 horas porque o músculo precisa descansar. O Power Bíceps é o levantamento de peso e temos treinado bastante em relação a técnica, além da força temos que prestar atenção nos fundamentos, no comando do árbitro para não queimar na hora de fazer o movimento”, comentou Peixoto.
O que é o powerlifting?
O powerlifting é um esporte de força, que tem como meta fazer o atleta é levantar o maior peso possível em cada um dos movimentos, sendo eles: agachamento, supino e o peso morto. A modalidade foi oficialmente reconhecida como um esporte em 1960, e em 1973 foi fundada a sua primeira federação internacional, International Powerlifting Federation (IPF).
Sobre o evento
O Arnold South America é o maior evento multiesportivo da América do Sul, reunindo atletas de vários países como Chile, Rússia, Eslováquia, Estados Unidos, Argentina entre outros. O evento conta com mais de 20 modalidades de artes marciais, como Caratê, MMA, Jiu-Jitsu, Boxe, Muay Thai e estreantes na competição, como Sumô, Shoot Boxe, Grappling e Pillow Fight.