*Victor Cavalier – Da Redação do Dia a Dia Notícia
O Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam) informou que o número no escoamento de pupunhas caiu de 3 milhões no ano 2021, para 685 mil na safra de 2022 no Amazonas. O motivo para a isto são as grandes chuvas que atingem a região neste período.
O Idaam, por meio da Unidade Local (UnLoc) de Vila Rica de Caviana, no município de Manacapuru, no interior do Amazonas, realizou nesta semana o escoamento de 100 cachos de pupunhas e mais de 500 quilos de açaí. Para o gerente da UnLoc de Caviana, Jaime Gatenha, mesmo com dificuldades por conta das chuvas neste período, a equipe da Unidade escoou aproximadamente 685 mil frutos do ano passado até este ano.
“Em 2021 escoamos aproximadamente 3 milhões de frutos, e nessa safra de 2022 foram 685 mil, devido às grandes chuvas do período, assim dificultando até a logística do escoamento”, disse Jaime.
Ainda de acordo com o órgão, com a queda de 2, 2 milhões é necessário alinhar com a comunidade para que o problema seja solucionado de maneira eficaz, de forma a não prejudicar o escoamento da produção.
“Estamos conversados com a comunidade para auxiliar de modo eficaz o escoamento, sanando, sempre que possível, adversidades que surgem ao longo do processo de produção à comercialização”, pontou Gatenha.
Os produtos da comunidade, oriunda de projeto de assentamento do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), serão comercializados em Manaus.
Sobre o Idam
O Idam é integrante do Sistema Estadual de Produção Rural (Sepror), e tem como objetivo o desenvolvimento do setor primário, com atendimento direcionado às pequenas propriedades, identificadas dentro da modalidade Agricultura Familiar, que corresponde a mais de 90% da produção de alimentos no Amazonas.
O projeto que está presente em todos os municípios do estado tem o escritório centra no bairro Japiim, zona Sul de Manaus. O atendimento ao público é feito em todas as Unidades Locais nos 62 municípios. Em Manaus, a Unidade Local está situada na avenida Torquato Tapajós, Km 17, bairro Santa Etelvina.