Search
booked.net
Search
Close this search box.

Justiça manda União pagar pensão a filhos de ex-tesoureiro do PT morto por bolsonarista em festa de aniversário

Foto: Arquivo Pessoal
*Da Redação Dia a Dia Notícia

A Justiça Federal no Paraná determinou que a União pague pensão alimentícia aos três filhos menores de idade de Marcelo Arruda, ex-tesoureiro do PT e guarda municipal, morto pelo policial penal Jorge Guaranho, apoiador do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), em Foz do Iguaçu (PR). O crime ocorreu em 9 de julho de 2022, quando Marcelo comemorava o aniversário de 50 anos.

A festa foi com a temática do próprio Partido dos Trabalhadores, tendo bandeiras do PT como itens de decoração. Imagens de câmeras mostraram Jorge Guaranho invadindo a festa particular. Guaranho, que não era convidado da festa, invadiu o local armado e atirou contra o petista. Antes de morrer, Arruda revidou e atirou em Guaranho, que sobreviveu. Após deixar o hospital, o policial foi preso e denunciado por homicídio qualificado.

Homem é morto a tiros por bolsonarista durante festa com tema do PT
Após morte de tesoureiro do PT, Anitta declara voto em Lula e chama eleitores de Bolsonaro de ‘soldadinhos do Voldemort’

Cada criança terá direito a receber R$ 1.312,16 até completar 21 anos. O valor foi calculado a partir do salário que Arruda recebia e a pensão que os filhos já recebem do município.

Na decisão, o juiz substituto Diego Viegas Veras, da 2ª Vara Federal de Foz do Iguaçu, argumenta que a União tem responsabilidade no caso, pois a arma usada para matar Marcelo Arruda pertencia ao Estado.

“Curvo-me ao entendimento da Suprema Corte para entender que há responsabilidade omissiva do Estado quanto aos atos praticados pelo seu servidor, ainda que fora de serviço, uma vez que utilizada a arma pertencente ao referente Ente público. E, considerando que a arma utilizada para alvejar Marcelo pertencia à União, há, em princípio, responsabilidade desta, por omissão, quanto aos atos praticados pelo seu agente”, disse, na decisão.

*com informações de Agência Brasil

Entre no nosso Grupo no WhatsApp

Antes de ir, que tal se atualizar com as notícias mais importantes do dia? Acesse o WhatsApp do Portal Dia a Dia Notícia e acompanhe o que está acontecendo no Amazonas e no mundo com apenas um clique

Você pode escolher qualquer um dos grupos, se um grupo tiver cheio, escolha outro grupo.