*Da Redação Dia a Dia Notícia
Passado o primeiro mês de governo Lula (PT), o governo federal ainda articula indicações para cargos no segundo e terceiro escalão da administração pública. Nessas indicações, estão incluídos o comando da Superintendência da Zona Franca de Manaus (Suframa) e do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes no Amazonas (Dnit-AM). Nos bastidores, políticos atuantes no Amazonas e em Brasília relatam que o governo federal pretende ouvir os senadores Omar Aziz (PSD) e Eduardo Braga (MDB) sobre quem deverá ocupar esses dois cargos.
A informação chegou aos bastidores amazonenses pelo ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha (PT-SP), responsável pela articulação política do governo com o Congresso Nacional. Segundo consta, a indicação de Eduardo Braga teria mais peso no Dnit, enquanto Omar articularia a indicação para a Suframa.
Isso não significa, contudo, que as indicações dos senadores serão seguidas à risca. Os nomes deverão passar pelo crivo da bancada federal amazonense em conjunto com o governo federal. Os membros da bancada devem se reunir no sábado (11/2) para definir os nomes que chefiarão os dois órgãos.
Enquanto o Dnit não possui indicados conhecidos, a Suframa possui dois fortes candidatos: os ex-deputados federais Zé Ricardo (PT) e Bosco Saraiva (Solidariedade).
O presidente Lula (PT) espera nomear os indicados já na metade de fevereiro.